top of page

Saiba identificar os sintomas da depressão e como tratar.

  • Foto do escritor: rafaellabourscheid
    rafaellabourscheid
  • 12 de jan.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 15 de fev.

A tristeza faz parte da vida. Algo acontece conosco em gera a tristeza, que é momentânea. No entanto, a depressão é uma tristeza duradora, mas que nem sempre é identificada como sendo uma tristeza.  Caso você estiver apresentado alguns destes sinais listados a baixo, a maior parte do dia e quase todos os dias, durante pelo menos duas semanas, você pode estar sofrendo de depressão:

 

- Humor triste, ansioso ou “vazio” persistente;

- Sentimentos de desesperança, pessimismo que podem ser gerados devido a um evento externo (luto, separação, desemprego...) ou sem motivo aparente;

- Irritabilidade;

- Sentimento de culpa, inutilidade ou desamparo;

- Perda de interesse ou prazer pela vida, sem motivação para fazer o que antes lhe dava prazer ou descobrir novos hobbies e atividades;

- Diminuição da energia que se manifesta em cansaço;

- Mover ou falar mais devagar;

- Inquietação;

- Dificuldade de concentração, lembrança ou tomada de decisão;

- Dificuldade tanto para dormir quanto para acordar de manhã no horário habitual ou necessidade de dormir mais que o habitual;

- Relacionado ao apetite tanto falta quanto aumento e consequentemente gera alterações de peso;

- Pensamentos de morte ou suicídio, querem que a vida acabe;

- Dores sem origem orgânica como: dores de cabeça, cólicas ou problemas digestivos que persistem mesmo com o tratamento;


 

Recomendo meus pacientes a fazer uma avaliação médica para saber como está a saúde física e fazer exames, pois alguns destes sintomas podem ser originados por algumas doenças ou até deficiência de vitaminas. Esta possibilidade precisa ser descartada. Porém, deve ser analisado com cautela, a depressão pode surgir concomitante com questões de saúde física. Imprescindível ter esse olhar integrador em relação à saúde.


Cabe dizer aqui que existem tipos diferentes de depressão. Para ser considerado um transtorno depressivo ele deve ser persistente por um longo período da vida. Por isso é importante iniciar o tratamento logo que perceber os sinais iniciais, para não agravar e gerar ainda mais sofrimentos.


Porém, é importante salientar que deprimir-se geralmente é um caminho necessário que a vida nos coloca para nos conhecermos, entendermos, elaborar a história de vida e a partir desse processo surgirá novas possibilidades na vida. O profissional de saúde habilitado e capacitado para isso é o psicólogo(a) que realiza o atendimento psicológico, terapia, psicoterapia. Em alguns casos, o psicólogo poderá solicitar o acompanhamento de um psiquiatra para avaliação de medicação.


Existe uma melhor abordagem da Psicologia para tratar a depressão?

 

Na graduação de Psicologia estudamos diversas abordagens teóricas, todas reconhecidas pelo Conselho Federal De Psicologia e também internacionalmente como eficazes no tratamento da saúde mental. Quando recebemos a licença para atuar como psicólogos escolhemos uma ou duas abordagens teóricas para aprofundar os estudos, especializações e realizar supervisão com colegas mais experientes na prática clínica.

Todas essas abordagens são aptas no tratamento da saúde mental, incluindo a depressão. Mais importante do que a escolha da abordagem da Psicologia é a escolha do profissional. Este precisa ser bem preparado. Outro fator importante é que pessoa esteja disposta a receber ajuda psicológica, passar pelo processo para falar e encarar suas dores. Será essa combinação que poderá auxiliar, não somente tratar o sintoma (depressão), mas também encontrar qual o sentido da depressão ter aparecido nesse momento da vida.


Objetivo não é buscar uma explicação do motivo de origem, mas para quê? Qual a finalidade? Sem esse olhar será desperdiçado uma importante oportunidade de crescimento pessoal, e, consequentemente promover a saúde mental.

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page