top of page

Como tratar um trauma psicológico

  • Foto do escritor: rafaellabourscheid
    rafaellabourscheid
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Um trauma psicológico pode ser uma resposta física ao um evento traumático acontecido no passado ou defesas psíquicas que acionam comportamentos, pensamentos, emoções, sentimentos e que atrapalham ou impossibilitam a vida.



Os três tipos de trauma:


Temos traumas que são mais “simples”, que por vezes nem notamos. Mas reagimos nas situações da vida de forma automática e com isso geramos sofrimentos em nós mesmos e talvez em outras pessoas com as quais nos relacionamos.


Já os traumas gerados por eventos externos mais marcantes, como um acidente, violência, luto, uma grande decepção ou negligência na infância podem gerar traumas que causam muito sofrimento e precisam ser tratados com auxílio profissional.


Existe também o Transtorno do Estresse Pós Traumático (TEPT), quando a pessoa revive o evento estressor, com angustia, sofrimento, pesadelos frequentes e evita qualquer coisa que possa lembrá-la do evento.


1.O que fazer?


Primeiramente acolher esse sofrimento e reconhecer que precisa de ajuda. Conversar com amigos ou familiares pode ser uma forma de iniciar esse reconhecimento. Mas lembre que nem todas as pessoas estão preparadas para ouvir, acolher e dar apoio nesses momentos, por limitações pessoais.


2.Procurar auxilio profissional.


O(a) psicólogo(a) é o profissional que estudou, desenvolveu habilidades para ouvir, acolher, mais que isso, possui capacitação técnica para tratar o trauma.


3.Qual profissional da psicologia está apto a tratar os traumas?


A princípio todos os psicólogos estudaram durante a graduação e estão aptos a tratar traumas. Caso o profissional avaliar que precisa encaminhar para outro profissional da psicologia, independente do motivo, eticamente isso deve ser feito.


As psicologias do tipo psicodinâmicas, como a Psicologia Analítica Junguiana, Psicanálise, Sistêmica, entre outras são abordagens da Psicologia, são indicadas para o tratamento os traumas, seja ele o “simples” ou o de maior impacto.


4. Devo procurar um psiquiatra?


Deve ser avaliado, nem todo trauma precisa ser medicado, já em alguns casos é fundamental a medicação. Um profissional da psicologia vai conduzir o processo, se for o caso, será pedido acompanhamento de profissional da psiquiatria para avaliação e/ou medicação.


5. Além da Psicologia e da Psiquiatria, existe tratamentos complementares?


Sim. Outra ferramenta importante que pode ser associada a psicoterapia é a arteterapia. Pesquisas compravam o benefício no tratamento de traumas, na redução do cortisol (hormônio do estresse) e do auxílio na redução da ansiedade.


Particularmente, como psicóloga e arteterapeuta tenho a felicidade de acompanhar como o tratamento é potencializado quando feito concomitante com a psicoterapia. Ofereço aos meus pacientes que podem ser beneficiados pela arteterapia, mas sem insistir. Respeitar o tempo de cada um e a disponibilidade é fundamental dentro do processo de psicoterapia.

 

Sugestão de leitura de artigos aqui do blog:


Trauma na infância, consequências psicológicas?

O que é Psicologia? Qual o papel do Psicólogo(a)? O que é Psicoterapia?

 

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page