Dicas para brasileiros no exterior que querem fazer Terapia online.
- rafaellabourscheid
- 9 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de fev.
Muitos brasileiros que escolheram morar fora do Brasil optam por realizar Psicoterapia com psicólogo(a) brasileiro(a). A modalidade online possibilita essa atenção à saúde mental independentemente de onde esteja morando.
Muitas pessoas, mesmo que sejam fluentes no idioma do país de residência atual, se sentem melhor em realizar a psicoterapia com um profissional que seja acostumado com a sua cultura, costumes e forma de expressar.
Sabemos que morar em outro país carrega aspectos positivos e negativos, assim como tudo na vida. Existem muitos desafios nessa experiência que são somados a questões humanas comuns a todos.

É necessário lidar com a saudade de amigos, familiares, hábitos, alimentação... Estar longe em datas importantes como aniversários, Natal, celebrações de formatura, casamentos e até em momentos de tristeza, doença ou morte. Esses são aspectos mais visíveis. Porém, existe outras dificuldades que variam do contexto e do momento de vida que cada pessoa vivencia.
Se você é um brasileiro expatriado e sente que precisa cuidar da sua saúde mental aqui vai algumas dicas para escolher um profissional.
1. Verifique se o(a) psicólogo(a) está registrado no Conselho Regional/Federal de Psicologia.
2. Verifique a experiência e nível de qualificação. Quanto mais estudos na área, maior será a habilidade do profissional para trabalhar qualquer questão humana.
3. Observe se o profissional está familiarizado com as questões interculturais que perpassa a vida de um imigrante ou expatriado.
4. Você poderá fazer uma ou algumas sessões para avaliar se dará sequência no tratamento com o profissional.
5. Verifique sua disponibilidade de horários que você terá privacidade para a realização das sessões semanais, de acordo com o horário de Brasília para facilitar o agendamento.
6. Verifique quais os meios que você poderá realizar os pagamentos ao profissional (Paypal, Wise...)
A Psicoterapia é um processo que necessita de coragem para olhar para aquilo que não é agradável, mas fingir que o desagradável não existe só aumenta o sofrimento e desgasta a saúde mental.
Para quem nunca fez Terapia, saiba que o primeiro passo é geralmente o mais difícil, depois no processo da Psicoterapia, cada um respeitando seu tempo, a coragem fica mais presente para aprofundar, cuidar da saúde mental e gerar novas possibilidades de viver e ver o mundo.
Caso você tenha interesse em agendar uma sessão comigo, no site consta a forma de agendamento.
Comments