top of page

Conceitos Psicologia Analítica Junguiana (2): Persona e sombra

  • Foto do escritor: rafaellabourscheid
    rafaellabourscheid
  • 22 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de fev.

Como escrevi no artigo Introdução aos conceitos da Psicologia Analítica Junguiana, nossa psique é composta por aspectos da consciência e do inconsciente. Agora abordarei outros dois conceitos importantes: a persona e a sombra.



Persona é a máscara que todos usamos para viver e conviver com outras pessoas em diferentes situações e relacionamentos. Se você prestar atenção, perceberá a forma de falar, a voz ou a postura corporal serão de uma maneira diante de certas pessoas e isso poderá mudar dependendo da pessoa. Isso significa que há uma mobilidade dessa máscara, o que é esperado. No entanto, quando a máscara é rígida, sem essa alternância, iniciam problemas de relacionamentos porque precisamos nos adaptar as diferentes situações. Imagina um general que comanda várias pessoas chegando em casa usando essa máscara, necessário para seu trabalho, mas prejudicial para os demais relacionamentos. Ou ainda um professor, que age da mesma maneira com os amigos ou família, sempre pronto para ensinar algo e monopolizar a fala.


Conceitos Psicologia Analítica Junguiana: Persona e sombra

A sombra é desafiadora. Vamos lá! Está no lado oposto da persona, no inconsciente. Ela engloba todo conteúdo inconsciente que não reconhecemos em nós: os agradáveis ou os desagradáveis, os louváveis ou os negativos, as fraquezas ou os tesouros.  O principal desejo da sombra é ser reconhecida, mas nós geralmente não olhamos para ela. Quando olhar, precisará ser aos poucos. Então, ao longo da vida precisamos conversar com esse aspecto importante porque se renegarmos esse aspecto em nós, surgirá dificuldades para nos forçar a reconhecer que de alguma forma tal aspecto é presente em nós.


Entendo a sombra como uma amiga íntima que está no seu inconsciente e que precisa conversar contigo. Como acontece essa conversa? Ela estará nos sonhos, se mostrará nas técnicas expressivas, nos desafios da vida, nos relacionamentos, no ciúme, na inveja, naquilo que nos escapa do controle...


Como a psicoterapia poderá ajudar a reconhecer a persona e sombra.


No processo de psicoterapia a persona é o mais fácil de reconhecer, até porque já se inicia com a persona do psicólogo e do paciente. Nos relatos já é possível observar, mas não se preocupe o psicólogo não vai te dizer aí está tua persona, mas auxiliará se estiver muito identificada com ela. Mas quando for a sombra que precisa ser trabalhada pode-se até dar esse nome, mas o mais importante do que apontar os conceitos é auxiliar o paciente a perceber o seu funcionamento.


A sessão de psicoterapia não é aula de Psicologia, mas sim um espaço para a pessoa aprender sobre si mesmo, olhar para suas certezas absolutas, dúvidas, padrões de visão de mundo e relações. Para tratar suas dores, feridas. É o espaço para sua alma se expressar e assim promover mudanças na sua vida, nas relações com os outros e consigo mesma.



Comentarios


Ya no es posible comentar esta entrada. Contacta al propietario del sitio para obtener más información.
bottom of page